Qualidade de impressões 3D

Quando se fala em qualidade de impressão 3D em material plástico, estamos nos referindo a qualidade de acabamento de peça. Neste caso o acabamento está ligado a configurações básicas do preparo e não de pintura ou técnicas manuais.

As dicas a seguir não se limitam a nenhum fabricante ou marca específica. Sabemos que cada marca apresenta recomendações de uso e temperatura na embalagem, mas por ser uma recomendação é possível testar o material em várias situações para ter um melhor aproveitamento. Abaixo seguem algumas dicas para melhorar suas impressões.

Os parâmetros de impressão básicos para os iniciantes que nos referimos à qualidade de impressão são:

  1. Altura de camada
  2. Tamanho do bico de impressão
  3. Tipo de material
  4. Suportes
  5. Temperatura do material

Altura de camada

Altura de camada 0.3 x 0.1

A impressão em plástico é a mais comum. Por padrão uma impressão de qualidade possui altura de camada de 0.2mm. Isso significa que uma peça impressa fica com uma textura com várias linhas, estilo um disco de vinil. O que acontece é que a medida que definimos a altura de camada menor, melhoramos a qualidade da impressão, reduzindo o tamanho das linhas. Elas se tornam menos perceptíveis. Desta forma também aumentamos ainda mais o tempo de impressão.

Tamanho do bico de impressão

O bico 0.4mm – padrão de impressora FDM

O bico de impressão padrão que vem na impressora 3D é de 0.4 mm, combinado com a altura de camada de 0.2mm temos um bom resultado. É possível usar bicos menores para melhor qualidade de impressão, em combinação de altura de camada reduzida (metade do diâmetro do bico). O tempo de impressão pode aumentar bastante usando esta técnica, ideal usar para peças menores. Além de aumentar o tempo de impressão, também há mais chance de entupimento da impressora, precisando de mais manutenções periódicas. O diâmetro do bico impacta também na qualidade de fechamento da peça, no caso a parte superior tem um melhor acabamento com o uso de bicos menores.

Tipo de material

Dependendo do tipo de material, as linhas de impressão podem ser mais perceptíveis ou não. Materiais com mais brilho como PLA ou PETG tornam as linhas de peças mais evidentes. Cores mais claras também revelam mais esta característica da impressão 3D. Materiais mais foscos e em cores neutras são mais aceitos para trabalhos com impressão de peças menores. É comum as pessoas que procuram mais filamento ABS branco ou cinza fosco, serem artistas plásticos ou afins devido ao seu aspecto mais uniforme.

Suportes

Parte inferior das peças após remover suportes

As impressões de peças que possuem partes suspensas precisam se usar do recurso de suporte. O suporte sustenta no ar partes da impressão que não possuem aderência e podem cair durante a impressão. É importante saber escolher o tipo de suporte ideal de acordo com o projeto que será impresso. Os suportes são removidos após impressão da peça, podendo deixar marcas se não foram bem escolhidos ou posicionados.

Temperatura do material

Temperatura muito alta provoca criação de fiapos

Cada material possui sua temperatura de trabalho ideal. É importante testar bem o material e se habituar ao uso pois é possível provocar falhas ou má qualidade de impressão caso as temperaturas estejam erradas. Peças mal formadas e rugosas podem indicar calor demais na composição, podendo ser erro de temperatura ou resfriamento ruim. Falhas durante a impressão com furos ou descascando a peça ao terminar a impressão podem indicar má aderência decorrente da baixa temperatura.