Impressão 3D – Por onde começar?
A impressão 3D já faz mais de uma década e está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Ainda assim existem muitas dúvidas comuns e boa parte do mercado vem procurando inovar com o surgimento de novas formas de aplicação da tecnologia e participação nesse nicho de mercado. A verdade é que o mercado de impressão 3D é bastante versátil e tem muito potencial a ser explorado. Isto acaba se tornando um agente complicador pois, principalmente os iniciantes, tem dúvida de por onde começar.
Desde 2016 o Coletivo 3D vem atuando na região metropolitana do Recife, na impressão 3D sob demanda, modelagem, manutenção de impressoras 3D, impressão em resina, corte a laser e treinamentos. Desde a criação da empresa foi possível perceber as mudanças e necessidades do mercado. Neste artigo vamos levantar alguns cenários e possibilidades de conseguir faturar com impressão 3D.
Modelador
Os modeladores são essenciais no mercado atual de impressão 3D. A demanda tem se tornado crescente na procura de peças personalizadas e os softwares de edição e modelagem vem, se tornando cada vez mais intuitivos.
Existem softwares desde os mais simplificados (3D Builder, Paint 3D, Thinkercad) até bem mais artísticos (Z Brush, Blender 3D), técnicos (Fusion 360, Auto Cad 3D) e profissionais (Sketchup, Rhinoceros). O modelador é o profissional que modela, ou seja, cria as peças virtuais do zero a partir de algum software de modelagem 3D. Eles também são responsáveis pela edição de peças escaneadas (por drones por exemplo) ou modeladas por outros artistas. Um modelador pode dominar mais de um software, e os mesmos permitem formatos compatíveis que podem abrir de um software pra outro.
O modelador pode ser contratado por demanda ou criar um repositório de peças próprio para venda de modelos virtuais, ele não precisa ter uma impressora para ganhar com isso, se bem que lhe seria de grande ajuda.
Operador de Impressão 3D
O operador de impressão 3D é uma pessoa capaz de utilizar a máquina de impressão para tornar física a peça criada pelo modelador. O Operador pode fazer pequenos ajustes na máquina (pelo menos mais triviais), domina técnicas de produção e impressão, além disso sabe selecionar o melhor material ou tipo de impressão que deve ser utilizada para atender a demanda do cliente. Alguns sabem técnicas de acabamento específicas para determinado tipo de produto.
Prototipador / Projetista
O prototipador é um modelador mais voltado para a área de criação de protótipo ou desenvolvimento de projetos. Ele lida mais tanto com a modelagem quanto a impressão. Ele aplica técnicas de acabamento inclusive fora da área de impressão 3D para poder avaliar a viabilidade e possibilidade de desenvolvimento do protótipo. O projetista lida com protótipos mais complexos e é uma pessoa que cria o fluxo de desenvolvimento de um ou mais protótipos, ele pode desenvolver inclusive uma parte do projeto e incluir outras pessoas (um time) para desenvolvimento de mais de um protótipo, levando ao cliente a possibilidade de selecionar o produto mais adequado que atenderá sua demanda.
A partir destas três funções podemos observar que a impressão 3D pode envolver uma pessoa de outra área de atuação sem que ela precise deixar de executar o seu papel, apenas aperfeiçoando. A seguir listamos alguns cases de clientes e atividades que foram otimizadas através da impressão 3D:
- Fabricação de velas / sabonetes / chocolates personalizados – Fabricação de matrizes e moldes
- Conserto de equipamentos laboratoriais / peças de drone / peças de carro e Airsoft – Fabricação de peças de reposição ou customização para demandas mais específicas
- Joalheria – Produção de peças em plástico para a partir da aprovação, o cliente produz em prata ou incorpora 3D ao trabalho já existente
- Criação de luminárias / presentes personalizados / kits de festa – é possível criar peças para agregar valor a decoração e ambientes internos e externos.
- Impressão de miniaturas para maquetes / terrários / jogos de RPG – É possível customizar personagens, figuras e objetos para ter peças exclusivas sob demanda.
Existem muito mais cenários além destes possibilitando uma infinidades de possibilidade de atuação. Sempre que uma pessoa nos procura e pergunta possibilidades de atuação, sempre perguntamos se a pessoa já tem uma área de atuação pois a pessoa já começaria um projeto de um ponto que já tenha algum domínio. De toda forma, damos total apoio a quem tem intenção de iniciar algo novo totalmente do zero. 😉